medicina nuclear para Leigos

O profissional desta área precisa ter perseverança, dedicaçãeste ao próximo, interesse pela melhoria dos padrões do saúpor, presteza no trato para usando ESTES pacientes, habilidade manual e cirúrgica e sociabilidade acentuada.

Este diagnóstico utilizando material obtido por escovas citológicas ou por biópsia da lesão com pinça tem baixa sensibilidade (18-60%), mas esse índice Pode vir a ser melhorado utilizando amostras obtidas por CPRE, por meio da coledocoscopia. Contudo, esse mfoitodo tem custo elevado e não está disponível na maioria Destes serviços. A drenagem endoscópica Têm a possibilidade de ser realizada por meio da colocação de endopróteses plásticas (Figura 2) ou metálicas autoexpansíveis (PMAE).

Em pacientes utilizando doença irressecável, o tratamento paliativo é a alternativa Ainda mais indicada para melhora da capacidade de vida e sobrevida.

RM Possibilita adequada avaliaçãeste do tumor, da relaçãeste com as estruturas adjacentes, sendo Muito mais sensível e especíTeimavive que a TC na identificação e caracterização do lesões secundárias Permite a visualizaçãeste da árvore biliar por sequências colangiográficas (colangioressonância) ou por meio por contraste hepatoespecífico, excretado pelas vias biliares Fornece informações necessárias para a cirurgia e para o planejamento terapêutico Ecoendoscopia Auxilia no diagnóstico e estadiamento (através proximidade do probe por ultrassom pelo duodeno com o hepatocolfoidoco) Possibilita visualizar lesões pequenas (a partir por 3 mm), não visíveis previamente por outros mfoitodos do imagem Permite a realizaçãeste por punçãeste ecoguiada em pacientes utilizando falha diagnóstica através CPRE CPRE Útil pelo diagnóstico e tratamento Permite a identificação por visão direta da lesão e a realização do biopsias, aumentando a sensibilidade diagnóstica para cerca do 90% Via para a realização do drenagem biliar tais como terapia paliativo em pacientes usando doença irressecável PET/CT Permite o estudo em conjunto da anatomia e da atividade metabólica glicolítica Útil no estadiamento pré-operatório para a pesquisa de metástases, principalmente em tumores intra-hepáticos Tomografia por emissão por pósitrons associada à tomografia computadorizada (PET/CT)

Tais procedimentos igualmente têm papel fundamental na programação da cirurgia, visto qual a ressecçãeste cirúrgica é a única opção de cura qual leva ao aumento da sobrevida nesses pacientes. Após a exclusão de crité especialmenterios por irressecabilidade, o próximo passo é o planejamento terapêutico.

ESTES achados citológicos incluem células utilizando citoplasma escasso, isoladas ou agrupadas em arranjos tridimensionais, com FORMATOção variável do estruturas acinares. Os núcleos sãeste hipercromáticos, volumosos, pleomórficos e irregulares. Têm a possibilidade de ser observada vacuolizaçãeste citoplasmática, indicando mucoprodução (Figura 6).

A análise microscópica dos esfregaçESTES citológicos obtidos por ecoendoscopia revelou elevada celularidade, constituída por blocos tridimensionais informações especiais de células epiteliais colunares usando perda da polaridade e exibindo intensas alterações nucleares, tais saiba como aumento de volume, pleomorfismo, hipercromasia e nuclfoiolos evidentes. Focalmente, visualizou-se vacuolização citoplasmática, indicativa do mucoproduçãeste. Após a realizaçãeste da citologia, foi feita a permeabilização da estenose pela drenagem percutânea, progredindo usando este fio guia até este duodeno.

Em 2010, em uma decisão estratégica do Hospital Santa Paula, foi adquirido a mais alta tecnologia disponível na nossa área: PET-CT, com início por que funcionem previsto para novembro por 2010.

Através de exames, este mé especialmentedico É possibilitado a prescrever ao paciente a medicaçãeste necessária ou submetê-lo a tratamentos Muito mais intensos tais como as cirurgias.

O exame possui maior sensibilidade de modo a identificar lesões localizadas na porção distal (cem%) do de que na porçãeste proximal (83%) do hepatocolfoidoco. Na determinaçãeste do acometimento da veia porta, tua acurácia varia do 88% a cem% e é superior aos outros mfoitodos por imagem em predizer a ressecabilidade da lesão e em detectar metástase linfonodal regional.

A TC apresenta, tais como vantagem, elevado resolução espacial para avaliaçãeste vascular e maior rapidez em sua própria realizaçãeste. A RM, por tua vez, tem elevado acurácia na avaliaçãeste biliar devido às sequências colangiográficas, sendo possível, ainda, em casos selecionados, usar este contraste hepatoespecífico que é excretado pelas vias biliares permitindo sua própria contrastaçãeste (Figura 1). Já a RM é 1 exame mais demorado e requer maior colaboração do paciente, a ser de difícil execução em pacientes amplamente debilitados.

A ultrassonografia (USG) transabdominal, realizada tais como estudo inicial, É possibilitado a evidenciar a dilataçãeste DE vias biliares, considerada este sinal indireto Muito mais comum dessa neoplasia, usando uma mudança abrupta do calibre ductal indicando o local do tumor. Quando a causa da obstrução biliar não é bem definida através USG, ou pelo caso por lesões nodulares perifé especialmentericas indeterminadas, é necessário este prosseguimento da investigação propedêutica, usando tomografia (TC) ou ressonância magnfoitica (RM)‚Äč, que são ESTES mé especialmentetodos do escolha para o estadiamento e planejamento terapêutico do colangiocarcinoma.

O que é este colangiocarcinoma? Típico do epitfoilio biliar que surge da árvore biliar intra e Em excesso-hepática, este colangiocarcinoma trata-se de 1 tumor relativamente raro, do etiologia desconhecida na maioria dos quadros, e responsável por 5% dos tumores primários do fígado.

Separamos algumas instituições (públicas e privadas) qual estão usando inscrições abertas este Vestibular de Medicina de modo a ingresso em 2019:

B) Drenagem biliar com prótese plástica. Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) e prótese transtumoral por via endoscópica

Desse modo, a drenagem biliar é a melhor opção de suporte para esses inpíduos, podendo ser realizada por via endoscópica, percutânea ou cirúrgica, sendo a endoscópica a menos invasiva. Ecoendoscopia

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “medicina nuclear para Leigos”

Leave a Reply

Gravatar